Ferramentas de simulaçõo que permitem a mediçõo de consumo de energia, vazão da rede, perda de pacotes e lat&etilde;ncia são essenciais para trabalhos de pesquisa na área de redes de sensores visuais sem fio. Contudo, os recursos de simulação atuais permitem apenas verificações de desempenho de Redes de Sensores sem Fio (RSSF) escalares, destinadas ao monitoramento de grandezas como temperatura, pressão, humidade e variação sísmica, não sendo, em geral, apropriadas para medições em RSVSF. O principal objetivo desse projeto de pesquisa é o desenvolvimento de um módulo de simulação destinado a verificações de desempenho em redes de sensores visuais sem fio genéricas.
Esse projeto propõe que as relevâncias de monitoramento dos nós fontes sejam exploradas para otimizar a cobertura visual da rede, influenciando diretamente na forma como sensores são implantados, na eficiência energética (com a adoção de n&ocute;s redundantes) e na conectividade dos nós. Assim, esperamos utilizar os requisitos de monitoramento das aplicações para guiar uma operação mais eficiente da rede, trazendo contribuições inéditas a essa área de pesquisa. Para tanto, serão propostos novos algoritmos e metodologias para implantação e (re)configuração de RSVSF.
Esse projeto propõe diferentes otimizações na transmissão, configuração e gerenciamento de redes de sensores visuais sem fio, utilizando como base políticas de QoS locais e globais. Pretendemos assim aumentar o desempenho da rede como um todo, ao mesmo tempo em que atendemos satisfatoriamente os requisitos de comunicação das aplicações de monitoramento.
O principal objetivo do presente projeto de pesquisa é o estudo de redes de sensores sem fio no contexto de aplicações industrias, através dos padrões WirelessHart e ISA100.11a, visando contribuir cientificamente e tecnologicamente nos seguintes aspectos: análise de dependabilidade, escalabilidade, consumo de energia e desempenho.